Páginas

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

molho ao sugo italiano



Nada mais simples e deliciso do que um espaguete ao sugo, claro, polvilhado com uma chuvinha de parmesão..... Veja abaixo a receita do verdadeiro sugo italiano:

Molho de tomates ao sugo

ingredientes:

2 Kg tomates tipo italiano
2 cebolas
1 cenoura
4 dentes de alho
1 folha de louro
sal, pimenta do reino á gosto

preparo:

Tire a pele e a semente dos tomates: mergulhe os tomates em água fervente por aproximadamente 15segundos, depois em água fria, e puxe a pele com os dedos. Refogue o alho (bem picado ou espremido), as cebolas (passadas no liquidificador ou picadas minimamente) e a cenoura (ralada) em azeite até ficar caramelizado (com um tom um pouco escuro). Acrescente a polpa do tomate e deixe cozinhar o suficiente para que evapore um pouco da água e acentue o sabor, ou até perceber que tudo está macio. tempere com sal e pimenta.

Quanto mais cozinhar, mais grosso ficará o molho. Quanto mais grosso, mais ácido, daí vale uma colherinha de açúcar ou um vinho doce, dizem os especialistas, mas eu tiro a acidez com 1 colher de chá de canela em pó e 1 colher de café de bicarbonato de sódio (este último, só quando tenho em casa)

Quando tenho muita pressa, diga-se: quase sempre, eu uso 1 sachê de molho de boa marca e re-tempero, acescento azeitonas, canela e faço tudo numa frigideira de chefe com a boca bem larga e "deito" a massa nela também. massavilha...... uso sempre espaguete ou penne que NUNCA faltam em minha despensa.
daí é só acrescentar o queijo ralado e correr pra mesa!

Nenhum comentário: